Um pouco sobre a Interpretatio+

A Interpretatio foi consolidada em 2024, no entanto, a mesma já estava em construção por meio do trabalho de suas principais colaboradoras, desde 2020. Durante a pandemia, tivemos a oportunidade de ser intérpretes de Libras na TVE no projeto Pré-Enem Seduc RS, onde trabalhamos nos anos de 2020 e 2021. No ano de 2020 também tivemos a oportunidade de atuar como intérpretes de Libras em campanhas eleitorais nos municípios de: Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Em 2021, com o objetivo de atender também as pessoas cegas ou com baixa visão, realizamos curso de Introdução à Audiodescrição Audiovisual, com a Artem Evolutio. Desde 2020, também fomos convidadas para atuar em diversos projetos culturais apoiados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura nas regiões do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, que se ampliaram para outras regiões do Estado do RS. E devido a essas demandas de trabalho que foram surgindo, resolvemos reformular a Interpretatio, transformando-a na atual Interpretatio+.
Interpretação em Libras
Equipe da Interpretatio+
Olá, sou Daiane Kipper! A minha relação com a Acessibilidade iniciou em 2009, na escola Santa Cruz, quando tive que ministrar aula de Matemática para um aluno cego. Em 2010, comecei a atuar na E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário, onde tive meu primeiro contato com alunos surdos e também com baixa visão. Desde então tenho me dedicado à acessibilidade por meio de cursos de formação e atuação como professora de alunos surdos. Em 2015 me formei no curso de Intérprete Tradutor de Libras na UNISC e assim fui iniciando algumas atividades como intérprete de Libras. Em 2019 me tornei professora de Libras da Univates. Em 2020, durante a pandemia, tive a oportunidade de ser intérprete de Libras na TVE no projeto Pré-Enem Seduc RS, onde trabalhei nos anos de 2020 e 2021. Ainda em 2020 trabalhei como intérprete de Libras em campanha política eleitoral. Em 2021, com o objetivo de atender também as pessoas cegas ou com baixa visão, realizei um curso de Introdução à Audiodescrição Audiovisual, com a empresa Artem Evolutio. Também tenho atuado em projetos culturais apoiados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura nas regiões do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, nos quais atuei tanto como intérprete de Libras, quanto como audiodescritora de: teatros, músicas, shows, palestras, oficinas, entre outros.
Doutoranda em Letras - Linha de Pesquisa - Estudos Linguísticos e cognição - UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul/RS (Ano 2022). Mestre em Letras - Linha de Pesquisa Leitura e Cognição pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS ( Ano 2009). Pós-Graduação em nível de Especialização em Orientação Educacional (Ano 2000). Graduação em Estudos Sociais Habilitação em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS (Ano 1997). Capacitação na Área da surdez pela Universidade La Salle (Ano 2004), Canoas/RS. Servidora Pública do Estado do Rio Grande do Sul desde 2000. Intérprete de LIBRAS. Professora de Surdos. Atuando na Coordenação de Gestão da Aprendizagem na Divisão de Inclusão e Transversalidades/Educação Especial na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul.
Interpretação em Libras